16/11/2015

ERGONOMIA: A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho

ERGONOMIA: A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho
Variações da ginástica laboral
A ginástica laboral em geral é composta de três etapas distintas que são ministradas de acordo com a necessidade, a ginástica preparatória é ministrada antes da jornada de trabalho, com duração média de 10 minutos. A ginástica compensatória é ministrada durante o expediente, possui duração média de 10 minutos e auxilia no relaxamento do corpo em atividades repetitivas ou intensas. E por fim temos a ginástica de relaxamento, que é voltada para reparar o desgaste da jornada de trabalho, em geral são exercícios de respiração e relaxamento com duração média de 20 minutos.


Benefícios dentro do ambiente organizacional

Os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional sejam em atividades de escritório ou industriais são evidentes como, por exemplo:

•    Melhoria na interação entre os colaboradores
•    Maior produtividade e assertividade nos processos internos
•    Diminuição dos problemas relacionados a tensões musculares
•    E diminuição dos índices de absenteísmo originados de afastamentos por lesões ou acidentes de trabalho.
A ginástica laboral deve ser sempre ministrada por um profissional de educação física, fisioterapia ou outro profissional que possua conhecimentos certificados na área de ergonomia. O simples ato de participar das atividades propostas pela ginástica laboral diminuem drasticamente as chances de desenvolver as doenças mais comuns em ambientes de trabalho que são a LER (lesão por esforço repetitivo) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho). A empresa Rede Alta trabalha em parceria com Sesi, com profissionais capacitados a colaborar com nosso bem estar.
Rua Raimundo Leonardi, 667
Centro, Toledo-PR, CEP: 85900-110
Fone: (45) 3378-2999
Rede Alta - Levando energia para você.